Saúde 12/11/2020

Prefeitura de Paraíba do Sul realiza campanha de vacinação antirrábica animal no Município

A Prefeitura de Paraíba do Sul segue o cronograma de vacinação antirrábica animal no Município e já imunizou quase 10 mil animais. A estratégia adotada pela Secretaria de Saúde por meio do setor de Vigilância Ambiental/Zoonoses e Vetores é realizar a vacinação itinerante para evitar aglomerações e dar mais comodidade à população.

A vacinação iniciou pela zona rural no 21 de setembro. Na última semana os profissionais estiveram em Sebollas e vacinaram todos os cães e gatos do distrito. De acordo com o coordenador do setor de Zoonoses Marcos Matias e o coordenador de vigilância em saúde Luis Fernando de Sousa Figueiredo esta nova forma de realizar a vacinação foi pensando no bem estar dos cidadãos. “Essa forma de trabalho permite que aquelas pessoas que não têm tanta facilidade para levar o seu animal doméstico até o setor de zoonoses possa ter em sua casa a vacinação. Em 2019, iniciamos a vacinação pela zona urbana e em 2020 iniciarmos pela zona rural.”, ressaltou Marcos.

Miguel Batista da Silva, morador do bairro Cerâmica, destacou que a medida adotada pela prefeitura é muito importante para evitar aglomerações e principalmente pensando na saúde dos animais. “Só temos a agradecer a equipe da secretaria de saúde por meio da zoonoses que veio até a nossa casa para imunizar nossos bichinhos. A vacina é fundamental para a saúde dos animais e ter a opção de recebê-la em casa ajuda a tornar o momento menos estressante, evita aglomerações e reduz os riscos de contaminação do covid-19”, disse.

A campanha continua durante o mês de novembro e atenderá a 100% da população animal do Município.