Notícias

Prefeitura de Paraíba do Sul inicia o Projeto Feira Segura

No último domingo, 19 de julho, a Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul deu início ao Projeto Feira Segura. O Projeto é uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizado pelo SENAR Rio (regional) com a parceria da Prefeitura de Paraíba do Sul e o Sindicato Rural da Cidade.

 

O Sistema CNA /SENAR já realizou este novo formato de feira nos municípios de Gurupi, Cariri, Dianópolis, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Arraias todas no estado do Tocantins. O projeto também chegou ao estado de Minas Gerais na cidade de Boa Esperança e no estado da Bahia, nos municípios Ilhéus, Itamaraju, Itapetinga, Barreiras e Senhor do Bonfim. No Rio de Janeiro o projeto já esteve em Barra do Piraí e agora chegou à Paraíba do Sul.

 

O projeto no estado do Rio de Janeiro é dividido em três etapas: no primeiro encontro, os instrutores do SENAR Rio fornecem aos produtores orientações sobre as medidas de prevenção ao novo Coronavírus e fazem um levantamento das necessidades da feira. No segundo encontro, os produtores recebem uma lista de recomendações baseadas nas observações realizadas na primeira visita e na terceira etapa eles tiram as dúvidas dos produtores para que eles possam dar continuidade ao projeto.

 

Além das informações os feirantes receberam, gratuitamente, camisas do projeto, máscaras de proteção, aventais e álcool em gel. A mobilizadora do Sindicato Rural de Paraíba do Sul, Clarisse Guimarães, ressalta que o principal objetivo do projeto é dar mais segurança aos feirantes e consumidores. “O objetivo principal do projeto é mostrar para os consumidores, que os feirantes estão tomando todas as medidas de prevenção, fazendo com que eles se sintam seguros em ir à feira”, destacou.

 

A Feira Municipal de Paraíba do Sul acontece todos os domingos na Beira Rio e reúne vários produtores e vendedores da Cidade. Além das tradicionais barracas de frutas, verduras e legumes, a feira conta também com vendedores de queijos, doces, biscoitos, bolos e vários tipos de artesanatos além de música ao vivo.