Saúde 26/06/2020

Prefeitura de Paraíba do Sul inaugura 10 leitos de psiquiatria no Hospital Nossa Senhora da Piedade

A Prefeitura de Paraíba do Sul inaugurou, na manhã desta sexta-feira (26), 10 leitos de psiquiatria no Hospital Nossa Senhora da Piedade. Os leitos serão destinados à usuários que necessitam de internação para estabilização de crises psiquiátricas como: surto psicótico, risco ou tentativa de suicídio e crise decorrente de uso abusivo de álcool e outras drogas.

Os 10 leitos implantados irão atender regionalmente abrangendo os municípios de Paraíba do Sul, Três Rios, Sapucaia, Areal e Comendador Levy Gaspariam. A regulação das vagas será através de encaminhamento pelos serviços de Saúde Mental de cada município, após a avaliação do caso. Para o uso desses serviços, o contato deverá ser feito diretamente com a gestão de leitos do HNSP.

A equipe de Saúde Mental de cada município deve acompanhar o paciente do momento  da internação até a alta, garantindo uma assistência de qualidade.

Segundo a coordenadora do CAPS I, os leitos representam uma grande conquista para a Saúde Mental de Paraíba do Sul que exerce um trabalho voltado aos ideais da Reforma Psiquiátrica.

“A conquista dos leitos reforça os princípios da Reforma Psiquiátrica, que visa garantir um atendimento às crises de difícil estabilização de modo digno e humanizado aos usuários com transtornos psiquiátricos, rompendo com a ideia de institucionalização em hospitais psiquiátricos e respeitando o direto à liberdade e cidadania.” – disse Maria Fernanda.