Prefeitura de Paraíba do Sul é a única na região que realiza vacinação antirrábica de casa em casa

O setor de Zoonoses da Prefeitura realiza um trabalho importante de cuidado com cães e gatos domésticos, aplicando a vacina antirrábica de casa em casa nos bairros da cidade. Paraíba do Sul é o único município da região Centro-Sul que realiza este serviço itinerante de vacinação, indo até a residência de cada cidadão.

A vacina antirrábica vem sendo aplicada desde o início do ano passado e seguirá acontecendo em 2018, com objetivo de atender ao máximo a população sul-paraibana, desde o centro até as áreas rurais. Até o momento mais de 4 mil animais já foram vacinados na cidade

O coordenador do setor de Zoonose, Marcos Mathias, explica que o trabalho de vacinação é fundamental para proteger a saúde dos animais e também das pessoas, pelo fato da raiva ser transmitida ao ser humano através da saliva do animal infectado.

A vacinação faz parte do programa do Ministério da Saúde junto aos estados e municípios e os cães e gatos devem ser vacinados uma vez ao ano

Caso uma pessoa seja mordida, ou mesmo tenha contato com a saliva de um animal com suspeita de raiva, o procedimento correto é lavar a ferida com água e sabão e procurar um hospital para ser medicado adequadamente.

A raiva pode desencadear comportamentos distintos nos animais, como, por exemplo, surgir sintomas de agressividade, salivação em excesso, mudança de comportamento ou mesmo uma atitude quieta, com o animal prostrado, o que é chamada de raiva paralítica.

Em caso de um comportamento anormal, é preciso isolar o animal, deixando-o longe das pessoas e de outros animais, mas sempre mantendo o local com alimento e água.

Caso a equipe de vacinação já tenha passado pelo seu bairro ou o seu cachorro ou gato precise receber a vacina antirrábica de forma emergencial, basta entrar em contato com o setor de Zoonose pelo telefone 2263-4751 para agendar uma data de visitação na sua residência, ou o animal poderá ser levado até a sede da Zoonose que fica na Rua Luiz Lopes da Silva, nº166, bairro Grama.