Saúde 09/04/2020

Prefeitura de Paraíba do Sul adquire testes rápidos do novo Coronavírus

O objetivo é descartar ou confirmar a presença do vírus nos casos suspeitos do município e com isso planejar as ações de enfrentamento baseado nos resultados.

A Prefeitura de Paraíba do Sul recebeu na última segunda-feira, 06, os testes rápidos adquiridos para testar a presença do novo Coronavírus nos pacientes suspeitos. Estes começaram a ser utilizados na última terça-feira, 07.

As primeiras pessoas que estão tendo acesso são os 33 suspeitos de Coronavírus no município. Todos estes pacientes estão seguindo o protocolo de isolamento domiciliar, com isso a equipe de saúde está indo até as residências realizar a testagem. Desses 33 casos, 27 foram descartados por teste rápido e 1 por critério clínico epidemiológico.

O próximo grupo a ser testado será o de profissionais da saúde que estão fazendo a linha de frente nas Unidades de Referência que são o Hospital Nossa Senhora da Piedade e a Unidade Básica de Saúde do bairro Palhas. A necessidade se deve ao fato de que estes profissionais têm um contato direto com os pacientes suspeitos.

“Desde o início da crise do Coronavírus a Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul vem estruturando ações de prevenção e combate a circulação do vírus em nossa cidade. Essa é mais uma ação que irá fortalecer as medidas que vem sendo adotadas com o objetivo de tranquilizar a população com base em resultados rápidos. Estes testes também nos darão embasamento para tomar medidas futuras com relação ao comércio e outros estabelecimentos” – ressalta o Prefeito Municipal, Doutor Alessandro.

“A possibilidade de fazer testes rápidos nos dão mais respaldo do real cenário em nosso município. Todos os procedimentos estão sendo feitos com o devido profissionalismo como forma de prevenir a saúde de nossos pacientes e profissionais de saúde.” – completa a secretária de saúde, Izabel Mendonça.