Prefeitura capacita apicultores sobre o Besouro das Colmeias, praga que prejudica produção de mel no estado

Uma parceria da Prefeitura de Paraíba do Sul com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pesca e Abastecimento, com apoio do Sindicato Rural de Paraíba do Sul, SENAR e EMATER promoveu na última quarta-feira, dia 25 de abril, um encontro com apicultores do município para uma conscientização a respeito do besouro Arthina tumida, conhecido como “pequeno besouro das colméias”, uma praga que prejudica a produção de mel no país e que desde 2015 vem sendo registrado o aumento da sua aparição.

Uma das missões do Governo Municipal e da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Agrário é trabalhar para contribuir com nossos produtores rurais. Desde o ano passado diversas ações têm oferecido orientação e aprimoramento de técnicas para os produtores.

Entre as ações já realizadas pela atual gestão estão instruções aos proprietários rurais sobre regularização ambiental; campanha sobre febre aftosa; legalização do produtor rural; cursos de cerca elétrica; cultivo do maracujá; qualidade do leite e orientação jurídica ao proprietário rural (Fazenda Legal).

O encontro aconteceu no Cinema Popular Nívea Stelmann e orientou os produtores a combate-los. Segundo o secretário, Cláudio Ribeiro, a iniciativa é de suma importância para os apicultores: “Essa capacitação ensina práticas para que os produtores de mel do município e de toda região, como Paty do Alferes, Sapucaia e Areal. ” – frisou.