Prefeitura busca parceria com o Estado para a expansão da FAETEC em Paraíba do Sul

O Secretário Municipal de Ciências, Tecnologia e Inovação, Samuel Rodrigues, esteve nesta quinta-feira, dia 13, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) levando uma importante demanda do Prefeito Doutor Alessandro para as áreas da Tecnologia e Educação do município: a expansão da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) em Paraíba do Sul.

Samuel se reuniu com o Deputado Estadual Rodrigo Amorim (PSL-RJ) e com o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Leonardo Rodrigues, para apresentar a proposta da nova FAETEC, que prevê o funcionamento da fundação em um prédio próprio, com espaço mais amplo e novos equipamentos para melhor atender aos alunos, além da criação de novos cursos, integrados à demanda do mercado de trabalho por profissionais capacitados em novas tecnologias.

O deputado Rodrigo Amorim aprovou a iniciativa da Prefeitura de Paraíba do Sul e imediatamente protocolou uma indicação junto à ALERJ para que o Governador Wilson Witzel adote medidas de apoio à instalação da nova unidade da FAETEC no município.

Em suas redes sociais o deputado manifestou seu apoio ao projeto. “Esta é uma importante demanda do prefeito Doutor Alessandro para a educação. O município tem mais de 44 mil habitantes e grande necessidade de mão de obra. Por este motivo protocolamos esta indicação. Meu gabinete esta aberto ao prefeito e ao secretário Samuel.”

O Secretário de Estado da SECTI, Leonardo Rodrigues, e o Subsecretário de Cooperação com o Setor Tecnológico e Inovativo (SUBCOOP), Filippo Scelza, também se comprometeram a apoiar à iniciativa de ampliação da FAETEC e elogiaram os projetos de ciência e tecnologia desenvolvidos pela Prefeitura de Paraíba do Sul, entre eles o Praças Conectadas, que disponibiliza internet wi-fi gratuita em praças públicas da cidade; o Cidade Digital, que conectou com rede de fibra ótica 29 prédios públicos do município; e o Portal da Transparência, o primeiro a ser desenvolvido para o acesso livre da população sul paraibana.

Para o Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Samuel Rodrigues, o apoio do Estado do Rio de Janeiro é fundamental para que a cidade avance na qualificação da mão de obra.

“É preciso dar um passo além no ensino técnico, e queremos formar nossos profissionais para os empregos do futuro. Por isso o governo Doutor Alessandro está empenhado nesse projeto de expansão da FAETEC e o Governo do Rio de Janeiro sinalizou que estará ao nosso lado” – disse Samuel.