Parque Salutaris recebe workshop de Técnicas da Queimada Controlada

O 15º Grupamento de Bombeiros Militar de Petrópolis e o Destacamento Bombeiro Militar 1/15 de Três Rios participaram no Parque Salutaris na manhã desta segunda-feira (05) de um workshop com o tema “Técnicas da Queimada Prescrita ou Queimada Controlada”.

Além das corporações do Corpo de Bombeiros, também participaram do workshop vários profissionais que auxiliam no combate às queimadas em Paraíba do Sul, entre eles a Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e equipe da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Agrário.

O workshop foi aplicado pelo Engenheiro de Proteção e Defesa Civil, Nuno Osório, Comandante dos Bombeiros Municipais de Figueira da Foz, região de Coimbra, Portugal. O objetivo foi trazer técnicas modernas de combate ao fogo de Portugal e da Europa para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

A atividade também contou com representantes do Covant (Coordenadoria Operações de Veículos Aéreos Não Tripulados); GSFMA (Grupamento Socorro Florestal e Meio Ambiente); Defesa Civil de Petrópolis; ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade); INEA (Instituto Estadual do Meio Ambiente)  e biólogos do Instituto Três Rios - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

As queimadas realizadas no Parque Salutaris foram planejadas e totalmente controladas não ocasionando a degradação do solo e servindo apenas como treinamento dos profissionais envolvidos. O workshop teve o apoio da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Agrário.