Turismo e Lazer 12/08/2020

Parque Salutaris recebe melhorias e se consolida como principal parque natural da região

Maior parque natural da região, o Parque Salutaris,  vem recebendo atenção especial do Governo Municipal e se consolida ainda mais como o principal ponto turístico da Cidade. A pandemia do novo Coronavírus trouxe uma nova realidade para as pessoas e o parque teve que ser fechado para reduzir as chances de contágio da doença. Esta medida foi fundamental pois o parque é o principal ponto turístico da região e local de encontro da população. Com a adoção desta medida a Prefeitura de Paraíba do Sul através da secretaria de esportes e de meio ambiente iniciou um plano para revitalização completa do parque.

O Parque Salutaris é gerido por duas secretarias municipais, a secretaria de esportes e lazer, criada em novembro de 2019, e a de meio ambiente, pois ele possui várias áreas de lazer e é repleto de plantas nativas da mata atlântica e recebem um cuidado especial em toda sua flora. O secretário de esportes e lazer de Paraíba do Sul, José Roberto Lopes Padilha fala sobre a importância desta interação entre as secretarias na gestão do parque. “Essa co-gestão entre as duas secretarias proporciona mais controle nas ações e o direcionamento das atividades fica mais assertivo. A secretaria de esporte e lazer cuida das instalações esportivas e a secretaria de meio ambiente cuida das atividades da área ambiental que é fundamental para o parque", disse o secretário.

Após o fechamento do parque as obras de revitalização foram iniciadas. Foi feita a reforma e pintura total da pista de skate, reforma da pista de caminhada, reforma da quadra poliesportiva com a colocação de tabela para a prática do basquete, também foi inaugurada uma quadra de tênis, com dimensões e instalação de redes profissionais. Além da parte esportiva recebeu atenção especial a iluminação do parque, foram trocadas mais de 60 lâmpadas deixando o parque ainda mais iluminado e seguro. O Parque ainda é contemplado pelo programa Praças com Wi-Fi Grátis e toda sua extensão é coberta por sinal de internet grátis para todos os usuários.

O cuidado com o parque vai além das reformas das instalações esportivas, foi pensado também na história do local e a antiga sede da fábrica que funcionava no parque foi totalmente pintada e o plano é de implantar ali um posto avançado de atendimento das secretarias de esporte e lazer e meio ambiente. Nas próximas semanas será divulgada a licitação para a concessão do quiosque principal do parque que está fechado há anos. Esta ação vai proporcionar ainda mais conforto para os frequentadores do parque com opções de alimentação e lazer para as crianças.