Parque Salutaris é reaberto com visita de alunos nas comemorações do Dia da Árvore

O Parque das Águas Minerais Salutaris foi reaberto ao público no último dia 20 de setembro, após 16 dias interditado devido à chuva de granizo e fortes ventos que derrubaram árvores e causaram diversos danos a um dos principais pontos turísticos de Paraíba do Sul.

Após o trabalho de limpeza e verificação das condições de segurança de toda a área realizado pelas equipes da Secretaria de Obras e Secretaria do Ambiente, a reabertura do Parque Salutaris foi feita pelos alunos da Escola Municipal Manuel Gonçalves D’Ascensão e da Creche Municipal Olga Benario Prestes, que vieram celebrar duas datas especiais: o Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro e o início da Primavera, dia 23.

Acompanhados pelo secretário municipal do ambiente e desenvolvimento agrário, Hiago Basílio, e pelo subsecretário, Danilo Bonatti, os alunos participaram de uma ação de replantio de espécies nativas da Mata Atlântica próximo aos locais onde ocorreram as quedas de árvores durante as chuvas. Entre as espécies plantadas pelos alunos estão o Pau Brasil, Ipê Amarelo, Ipê Roxo e o Guapuruvu.

Em seguida, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre o Parque e a importância da preservação da natureza durante um bate-papo sobre ecologia com o secretário e o subsecretário do ambiente. No final os alunos fizeram uma salva de palmas em homenagem ao Dia da Árvore e ao Parque Salutaris.

A vice-diretora da Escola Manuel Gonçalves, Cristiane Braga, destacou a importância da ação para os alunos e agradeceu as Secretarias envolvidas.

“Hoje as crianças tiveram a oportunidade de plantarem árvores e adquirirem muito conhecimento. Em nome da Escola, agradeço e parabenizo a Secretaria de Educação e a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Agrário por realizarem esta ação que foi muito rica para o aprendizado dos nossos alunos” – disse Cristiane.