Paraíba do Sul sediará Fórum Regional do Turismo

Na próxima quarta-feira, dia 23 de maio, Paraíba do Sul será sede do “Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo no Estado do Rio de Janeiro da Região do Vale do Café”. O evento acontece no Theatro Mariano Aranha, às 9h, e marcará oficialmente a entrada da cidade na região turística do Vale do Café.

Até 2017, Paraíba do Sul fazia parte da região dos Caminhos Coloniais do Estado do Rio de Janeiro e a mudança se deve à maior identificação histórica da cidade em relação ao Vale do Café.

Paraíba do Sul possui em toda sua extensão territorial inúmeras fazendas tradicionais que datam do período do auge da exploração cafeeira na região, assim como a construções de linhas férreas e pontes para o escoamento da produção na época.

De acordo com o Secretário Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Marcelo Brum, outro fator importante que motivou a mudança foi o fato da região do Vale do Café estar inserido no mapa turístico do Estado do Rio, o que representa um apoio maior por parte do governo estadual para o fomento de atividades turísticas na cidade.

“Um dos compromissos do prefeito Doutor Alessandro é fazer de Paraíba do Sul um pólo do turismo na região, e a Secretaria de Turismo acredita e trabalha para que isto se torne realidade. Temos uma vasta história ligada diretamente ao surgimento do Vale do Café, à Inconfidência Mineira e aos Caminhos do Ouro, além de uma natureza rica e com grande potencial de desenvolvimento turístico” – destacou Marcelo.

O Fórum terá a presença do secretário de estado de turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio Felix; diretores e membros da equipe da secretaria de turismo do Estado; autoridades municipais; equipes das secretarias de turismo das cidades do Vale do Café; e empresários envolvidos com o desenvolvimento turístico de Paraíba do Sul e região.

No Fórum serão apresentadas propostas de trabalho, planos e projetos da Setur/TurisRio no ano de 2018, os quais estarão  à disposição das Secretarias Municipais de Turismo.

Através da realização do Fórum e do apoio às secretariais municipais, a Setur/TurisRio busca a participação de todos os envolvidos com o ramo de turismo, além de um amplo debate com o setor público e com o setor privado dos municípios.

Durante o Fórum, o Programa Estadual de Artesanato fará a entrega das carteiras dos artesãos de Paraíba do Sul das 15h às 17h.