Notícias

Educação 22/06/2021

Paraíba do Sul realiza 1º Fórum Municipal de Educação

Nos dias 23, 24 e 25 de junho, acontecerá o 1º Fórum Municipal de Educação (FME) de Paraíba do Sul, que contará com palestras e apresentações online realizadas através do canal da Secretaria de Educação no Youtube.

O Fórum é um espaço importante de discussão das políticas públicas para a educação, de caráter permanente, e conta com a representatividade dos diversos segmentos que compõem a educação do município.

A constituição do 1º Fórum Municipal atende à necessidade da continuidade de mecanismos de Planejamento Educacional participativo que garantam a Gestão Democrática e assegurem o cumprimento das Políticas Educacionais e a qualidade social da educação.

A Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Educação convidam toda a população a participar das palestras e apresentações que acontecerão nestes três dias. Para se inscrever no Fórum Municipal, clique no link e acesse o formulário de inscrição: https://forms.gle/KEwafbStYUrPN6oZ9

Para acessar o canal da Secretaria de Educação no Youtube e acompanhar toda a programação, clique aqui: bit.ly/3x7lkHK

 

Programação:

No dia 23, a abertura do Fórum ocorrerá às 9h com apresentação cultural, seguida pela palavra do secretário municipal de educação, Elder dos Santos. Às 10h30, a pedagoga e mestra em Educação, Ana Carolina La Corte apresentará palestra com o tema “Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos”.

No dia 24, às 10h, acontece a palestra da pedagoga e especialista em Educação e Diversidade, Ana Paula Azevedo, que tratará sobre “PNE, planos decenais, SNE, políticas setoriais e direito a educação”.

Em seguida, às 11h, o professor da Faculdade de Educação da UFRJ, Dr. Fábio Araujo de Souza, fala sobre “Valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde”.

O segundo dia do Fórum se encerra com a formação dos grupos de trabalho e discussões dos temas propostos.

O terceiro e último dia do FME contará com a apresentação dos grupos de discussão, formulação do documento final e encerramento.

O Fórum Municipal de Educação é a primeira etapa do processo de debate nacional da educação que contará com o Fórum Regional, Fórum Estadual e a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE), etapa de culminância que tem previsão para ocorrer no final do primeiro semestre de 2022.