Notícias

Saúde 23/09/2020

Paraíba do Sul divulga balanço de testes para o novo Coronavírus

A realização de testes em larga escala para o novo Coronavírus é, segundo os especialistas, uma das formas mais eficazes para controlar o avanço da doença. Ele é essencial, não só do ponto de vista epidemiológico - para conhecer o número e a distribuição dos casos -, mas também para adotar ações de combate ao vírus. O diagnóstico preciso e correto é fundamental para propor as medidas relacionadas à prevenção e ao prognóstico da infecção.

Desde o início da pandemia a cidade de Paraíba do Sul vem adotando estratégias de combate com base em protocolos definidos pelo comitê de enfrentamento à Covid-19 que é composto por profissionais da secretaria municipal de saúde, representantes da prefeitura, além da participação de integrantes do Ministério Público.

De acordo com os dados do setor de epidemiologia municipal já foram realizados em Paraíba do Sul aproximadamente 15 mil testes. A estratégia inicial era testar os pacientes sintomáticos que recebem atendimento no centro de triagem, logo em seguida passaram a ser testados trabalhadores que lidam diretamente com o público, posteriormente os testes foram estendidos para as barreiras sanitárias onde a população interessada realizava o exame mesmo sem apresentar sintomas.

Pensando em expandir a testagem para uma parcela ainda maior da população a secretaria municipal de saúde iniciou o estudo para implantar uma nova etapa da testagem. A ideia é que os profissionais da epidemiologia realizem os testes aleatoriamente em domicílio para identificar possíveis infectados e isolar imediatamente evitando a disseminação do vírus.

Para saber mais sobre as ações de combate ao novo Coronavírus em Paraíba do Sul acesse www.paraibadosulcontraacovid.com.