Educação 13/08/2020

Obras de reforma e revitalização de escolas e creches municipais de Paraíba do Sul são entregues às comunidades

Entre os dias 7 e 12 de agosto, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, fez a entrega de cinco escolas e creches reformadas e revitalizadas para as comunidades escolares dos bairros Liberdade, Retiro e Centro de Paraíba do Sul.

Em respeito às recomendações de segurança da Secretaria de Saúde, não foram realizados eventos abertos ao público. Os Conselhos Escolares de cada unidade receberam as obras em nome das comunidades.

As obras tiveram início em 2019 e 2020 e foram concluídas durante a suspensão das aulas devido à pandemia da Covid-19. Mesmo sem previsão de retorno das atividades escolares, assim que as aulas forem retomadas, alunos e profissionais da educação poderão usufruir de um ambiente renovado e mais adequado para o ensino e o aprendizado.

Reformas e Ampliações

As creches municipais Walter Vizeu Barbosa e Olga Benário Prestes, ambas localizadas no bairro Liberdade, receberam obras de reforma e ampliação.

A Creche Walter ganhou um novo espaço e agora funcionará em um prédio mais amplo, onde antes existia o antigo Numees, na Avenida Pedro Paulo Lacerda.

O edifício, que estava fechado e abandonado, foi totalmente reformado e agora possui salas novas e dependências ideias para que os pequenos alunos possam brincar e aprender.

A Creche Olga Benário Prestes foi reformada e ampliada, com a inauguração de um prédio anexo que abrigará duas salas novas para os alunos.

Com a mudança de local da Creche Walter e a ampliação da Creche Olga, serão criadas cerca de 90 vagas de creches. Mais uma coquista importante para a educação municipal e para as famílias do bairro Liberdade.

Revitalizações

As unidades escolares com as obras de revitalização concluídas são as Escolas Municipais Condessa do Rio Novo e Professor Manuel Gonçalves D’Ascensão, localizadas no centro da cidade, e a Escola Municipal Vereador Ademir José da Silva, no bairro Retiro.

Além das escolas e creches já entregues pela Secretaria de Educação, outras duas unidades já iniciaram obras de revitalização este ano: as Escolas Rocha Werneck e Profª Marly Madeira Soares.

Valorização do ambiente escolar

Desde 2017 a Secretaria de Educação já concluiu obras de reforma e revitalização em outras sete unidades escolares municipais. A Escola Andrade Figueira foi totalmente reformada e reinaugurada em fevereiro de 2018, se tornando uma escola modelo para a Rede Municipal.

Foram revitalizadas as Escolas Nicolau Visconti, Vereador Antônio Ignácio, Horácio de Mello, Numees Manoel Vaz e as Creches Municipais Consuelo Rios Castilho de Souza e Maria de Assis Capella (Dentinho de Leite).

Em 2017 também foi inaugurada a Creche Municipal Vereador Alexandre Gonçalves Ferreira Filho (Lilico) e entregue a ampliação da Creche Municipal Profª Deolinda Pantolla de Carvalho.

Todo este trabalho de cuidado e valorização do ambiente escolar é importante para a qualidade do ensino. A ampliação das unidades também proporcionou a criação de mais de 300 vagas na Rede Municipal de Ensino beneficiando diversas famílias sul-paraibanas.