Educação 31/05/2021

Novo Caderno de Atividades e Kits de Alimentos são entregues aos estudantes da Rede Municipal de Paraíba do Sul

As escolas e creches da Rede Municipal de Ensino de Paraíba do Sul realizaram esta semana, nos dias 26 e 27, a entrega dos novos Cadernos de Atividades Pedagógicas e Kits de Alimentos Naturais às famílias e responsáveis dos estudantes, que compareceram mais uma vez às unidades escolares para retirarem os itens de maneira organizada, sendo aplicadas todas as medidas de saúde necessárias.

A proposta pedagógica da Secretaria de Educação é trabalhar os cadernos de atividades de forma bimestral para os estudantes da pré-escola (2º e 3º períodos); 1º ao 9º ano de escolaridade; EJA e Educação Inclusiva. Para estes anos escolares, o material entregue esta semana corresponde ao 2º bimestre do ano letivo de 2021. Os cadernos dos estudantes de Creche I, II e III são trimestrais e a 2ª edição será distribuído no mês de junho.

O Caderno de Atividades é o principal material pedagógico dos estudantes da rede municipal, mas o ensino remoto também conta com as plataformas online e grupos de Whatsapp desenvolvidas pelas unidades escolares para que os estudantes possam interagir e tirar dúvidas com os professores.

A Secretaria de Educação, em parceria com as escolas, também lançou uma campanha para motivar a leitura no ensino remoto. Durante a entrega dos cadernos, os estudantes receberam obras literárias pertencentes ao acervo das bibliotecas das unidades. A leitura dos livros servirá como base para diferentes propostas de atividades que serão desenvolvidas pelos professores, e os livros deverão ser devolvidos no próximo bimestre.

Os Kits de Alimentos Naturais foram distribuídos em todas as escolas e creches municipais, e mais uma vez os itens alimentares ofertados nos kits apresentavam excelente qualidade para consumo, sendo vistoriados pelas equipes das unidades escolares, setor de alimentação escolar da Secretaria de Educação e Conselho Municipal de Alimentação (CAE).

Como forma de garantir que todos os mais de 6 mil estudantes da rede municipal sejam contemplados com os alimentos e as atividades pedagógicas, os estudantes que residem nas áreas mais distantes da zona rural do município receberão os kits e os caderno em casa através do trabalho conjunto da equipe de transporte escolar da Secretaria de Educação e das unidades escolares.

Recarga do Cartão Merenda

No último dia 14 de maio, foi realizada mais uma recarga do Cartão Merenda no valor de R$ 75,00 por estudante.

O Cartão Merenda é uma medida emergencial que representa um investimento do Governo Municipal de mais de 465 mil reais por mês, um enorme esforço financeiro da atual gestão em tempos de crise, e que se mostra fundamental para garantir a segurança alimentar dos estudantes, além de um importante incentivo para o comércio municipal.