Mutirão da Saúde contra a Dengue se inicia em Paraíba do Sul

As equipes da Atenção Básica, Agentes de Endemias e Vigilância Ambiental iniciaram nesta sexta-feira, dia 08, o Mutirão da Saúde contra a Dengue no bairro Bela Vista. A Secretaria Municipal de Saúde de Paraíba do Sul afirma que essa é uma ação preventiva e todos os bairros receberão o mutirão estrategicamente.

A população do bairro Bela Vista recebeu as equipes do Mutirão, para a verificação no interior das residências de focos de procriação do mosquito Aedes aegypti, além de receber instruções de possíveis áreas de acumulo de água parada e sintomas da Dengue.

“Vale salientar que houve toda uma estratégia de agendamento em cima de um trabalho que a Vigilância Ambiental já vem desenvolvendo no município. Tudo foi pensado logisticamente, para que os bairros onde hoje temos o maior número de focos do mosquito iniciassem com os mutirões. Não deixaremos de realizar o Mutirão em nenhum bairro, pois esta é uma ação para incentivar um trabalho que tem que ser contínuo de prevenção”, ressaltou a enfermeira apoiadora da Atenção Básica Suellen de Oliveira Souza.

Durante a manhã e a tarde da última quinta-feira, dia 07, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias receberam no Cinema Popular orientações da equipe de Vigilância Ambiental e da enfermeira Caroline Martins, responsável pela Educação Permanente. No auditório da Prefeitura, enfermeiros e médicos da Atenção Básica receberam palestra com o médico pediatra Dr. Alfredo Bastos da Cunha, onde falou sobre tratamento em caso de dengue e chikungunya.

Em reunião com a equipe de saúde na terça-feira, dia 05, a secretária da pasta, Izabel Mendonça ressaltou que as ações são preventivas. “Temos que trabalhar com a prevenção. Estamos capacitando a Atenção Básica e a Vigilância Ambiental para intensificar as visitas domiciliares, pois a população com a informação correta consegue combater o mosquito. Vassouras já tem caso de dengue tipo 2 e nós não queremos que isso aconteça aqui em Paraíba do Sul”.