Educação 26/06/2020

Mais de 5 mil alunos da Rede Municipal de Paraíba do Sul recebem a 2ª Apostila de Atividades

A suspensão das aulas em todo o Brasil devido à pandemia do novo Coronavírus criou diversos desafios para o acesso dos alunos ao aprendizado.

Em Paraíba do Sul, a Secretaria Municipal de Educação elaborou a 2ª edição da Apostila de Atividades Complementares, em parceria com professores da Rede Municipal. O material foi entregue nos dias 25 e 26 de junho pelas escolas e creches municipais aos pais e responsáveis de mais de 5 mil alunos.

A distribuição da versão impressa do material teve o objetivo de garantir que todos os alunos possam praticar em casa a leitura, escrita, interpretação e resolução de problemas, como forma de manterem os conhecimentos enquanto as aulas não retornam.

Os alunos que residem nas áreas mais distantes na zona rural do município receberam o material através da equipe de transporte escolar do município, em conjunto com a direção das unidades escolares.

Todo o trabalho de entrega das atividades foi feito respeitando as recomendações de segurança feitas pela Secretaria de Saúde, mantendo-se o distanciamento social, exigência do uso de máscara, higienização das mãos e equipamentos de proteção dos profissionais das unidades escolares.

As apostilas possuem atividades específicas para alunos da Educação Infantil (2º e 3º períodos), Ensino Fundamental, Ensino de Jovens e Adultos (EJA), Educação Inclusiva e Alunos Surdos.

A Secretaria de Educação também desenvolveu um material especial para o aluno cego da Rede Municipal, o pequeno Pedro Henrique dos Santos, de 4 anos, que está no 2º período da Creche Municipal Wilson Barros Onofre.

O material foi elaborado pela mediadora do aluno, Cleusa Coelho, que é pedagoga e pós-graduada em deficiência visual. As atividades trabalham de forma criativa o estímulo aos sentidos, facilitando a compreensão de mundo pela criança, uma forma importante do aluno seguir praticando alguns dos exercícios que realizava em sala de aula.

Durante a entrega do novo material, os pais e responsáveis fizeram a devolução da primeira apostila distribuída no mês de maio. Todas as atividades realizadas pelos alunos serão corrigidas pelos professores em sala após o retorno das aulas.

Todo material disponibilizado aos alunos da Rede Municipal se encontra na Plataforma Online lançada pela Secretaria de Educação no início do mês de maio. A Plataforma também oferece espaço para que os alunos tirem dúvidas com os professores, comentem as questões e façam o download do material no celular ou computador.