Lançamento de livro do Prêmio Literário Estudantil

A Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Educação, realizou um importante projeto durante os últimos meses, o Prêmio Literário Estudantil de Paraíba do Sul, contemplando todas as escolas da Rede. O prêmio resultou numa obra literária ilustrada com o título e tema do concurso, “Minha cidade, meu lugar”, que será lançado no dia 16 de dezembro, às 9h, no Theatro Mariana Aranha, com presença do prefeito, demais autoridades e os protagonistas da festa, os alunos que foram selecionados para terem seus trabalhos publicados. Ao todo, são 58 alunos, entre escritores e ilustradores. O tema fala do amor que cada jovem cidadão alimenta pelo seu lugar, incentivando o sentimento tão necessário de apropriação e pertencimento, essenciais para que cada geração cuide, proteja e valorize sua cidade.

De acordo com a Secretária de Educação, Neila Moreira dos Santos Bouzada, idealizadora da ação, o Projeto Prêmio Literário nasceu como uma forma de incentivar, valorizar e introduzir o aluno no mundo da produção da leitura e escrita em uma real situação de uso.

Os trabalhos passaram por uma efetiva avaliação técnica da comissão coordenadora e avaliadora, que tem entre seus membros o professor Walmir Fernandes Pereira, a pedagoga Hilda Ribeiro da Silva, a professora Roberta Barros Êlmor e o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Romualdo L. Rocha, mais conhecido como Laell Rocha. Em suas palavras impressas no livro, ele diz: É urgente colocar em prática as políticas públicas, programas e ações culturais para o desenvolvimento das pequenas cidades.

Paraíba do Sul deu um grande passo dentro de um dos maiores objetivos do governo atual, fazer da cidade um polo de incentivo à leitura e democratização cultural. Com certeza, esta experiência jamais será esquecida por todos os envolvidos, principalmente pelos alunos que perceberam onde pode nos levar um sonho.

A coordenação editorial é de Catarina Maul, pedagoga, escritora e editora, e o livro foi produzido pela Bem Cultural Editora.

A manhã de lançamentos contará com apresentações artísticas e com o mais importante, a entrega dos exemplares aos alunos envolvidos que participarão de sua primeira manhã de autógrafos.

A entrada é franca.