Jovens de Paraíba do Sul recebem palestras de combate ao suicídio e automutilação

Nas últimas semanas, os jovens da Escola Municipal Irmã Mantedônio e Colégio Estadual Mosenhor Francisco receberam palestras com relação ao suicídio e automutilação ministradas pela Ludmila Andrade, psicóloga do CAPS I. A realização parte da Superintendência Municipal de Juventude em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, onde são mobilizados cronogramas entre o NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família e as escolas para atender as demandas existentes.

As atividades intituladas ‘’Programa de Combate ao Suicídio e Automutilação’’ foi uma análise realizada pela Superintendência junto a Secretaria de Educação, através das escolas, onde foi percebido o número de tentativas de suicídio entre os jovens do município.

“A depressão entre jovens é um problema que ninguém imagina que existe em Paraíba do Sul, mas sim, existe, e deve ser tratada. Abordar estratégias junto a porta de entrada desses jovens que é a escola, é crucial para começarmos a combater esses problemas’’ destacou o superintendente municipal de juventude, André Salgueiro.

A coordenadora do NASF, Lúcia Batitucci, ressalta ainda que ‘’um cuidado especial deve ser mantido dentro das casas, pois acreditamos que as bases familiares têm grande poder de influência na saúde emocional do jovem’’.