Educação 18/01/2019

Inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) começam na próxima segunda-feira

A Secretaria de Educação de Paraíba do Sul anunciou as datas para inscrições na Educação de Jovens e Adultos (EJA) 2019. Os cadastros começam a ser realizados na próxima segunda-feira, dia 21 de janeiro e seguem até o dia 31 deste mês.

Para se cadastrar nas turmas deste ano é preciso ter a idade mínima de 15 anos completos até o dia 31 de março de 2019 e comparecer a qualquer escola municipal, no horário de 8h a 12h, com a documentação necessária em mãos: carteira de identidade ou certidão de nascimento, declaração escolar ou histórico.

Em Paraíba do Sul, a Secretaria de Educação oferece a Educação para Jovens e Adultos gratuitamente. As aulas das turmas da EJA 2019 acontecerão na Escola Municipal Andrade Figueira com turmas nos períodos da tarde e da noite, e aulas previstas para terem início no dia 4 de fevereiro.

A EJA é um programa do Educa Brasil ligado ao Governo Federal que tem o objetivo de democratizar o ensino do Brasil, possibilitando que pessoas que não tiveram acesso à escola na idade convencional concluam seus estudos. Os professores da EJA são preparados para acolher e inserir pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade certa.

Para a secretária de educação, Neila Bouzada, a EJA cumpre uma função muito importante na sociedade. “Nunca é tarde para aprender. Retomar e concluir os estudos é o sonho de muitas pessoas, porque possibilita a elas mais oportunidades no mercado de trabalho e a perspectiva de um futuro melhor. Por isso, o Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, oferece de forma gratuita estes estudos para os sul-paraibanos”.