Hospital Nossa Senhora da Piedade oferece novas cirurgias e exames para toda a população

O investimento feito este ano pela Prefeitura de Paraíba do Sul no Hospital Nossa Senhora da Piedade (HNSP) ampliou o serviço de saúde do município, possibilitando que novos procedimentos pudessem ser oferecidos à população, todos feitos pelo SUS, a custo zero para os pacientes.

A partir do mês de agosto deste ano começaram a ser realizados no Hospital os atendimentos ambulatoriais de Oftalmologia; exames de Mastologia, Colonoscopia; Vídeo Histeroscopia; Cirurgias de Catarata; Cirurgias Vasculares, além do serviço de Radiologia para o laudo de exames.

O atendimento ambulatorial de Oftalmologia é uma das principais demandas da rede municipal de saúde e foi transferido da Policlínica para os consultórios do HNSP, o que permitindo a ampliação do serviço. O médico responsável é o Dr. Ângelo Tamiozzo que de agosto a novembro fez 1050 atendimentos, ajudando a reduzir a fila de espera de pacientes no município.

A Cirurgia de Catarata é mais uma conquista para os pacientes do HNSP e também é realizada pelo Dr. Ângelo. As cirurgias tiveram início em setembro e até o mês de novembro já beneficiou 25 pacientes que aguardavam pelo procedimento. Antes os pacientes de Paraíba do Sul, muitos deles idosos, precisavam se deslocar ao Rio de Janeiro para fazer a cirurgia, o que gerava cansaço e possíveis transtornos de viagem.

As Cirurgias Vasculares realizadas no Hospital têm como responsável o médico Cirurgião Geral e Cirurgião Vascular, Dr. Diogo Leite, que já operou 12 pacientes este ano na unidade. As Cirurgias Vasculares são indicadas para pacientes com problema circulatório e o atendimento ambulatorial é feito na Policlínica, sendo os casos cirúrgicos de pequena e média complexidade encaminhados para o HNSP.

O Dr. Abrahão Daher, é o médico proctologista que realiza os exames de Colonoscopia no Hospital. O exame é fundamental para a verificação de câncer de intestino e é indicado para pessoas com mais de 50 anos ou que possuam casos de câncer na família. De agosto a novembro foram feitas 55 Colonoscopias no HNSP.

O cuidado com a saúde da mulher e a prevenção ao câncer de mama também recebeu atenção entre os novos procedimentos contemplados pelo Hospital. Os exames de Biopsia na mama são feitos pelo Mastologista, Dr. Ricardo Ribeiro, que já operou 10 pacientes no HNSP. A Biopsia é a remoção de uma pequena quantidade de tecido para análise e verificação da presença ou não de câncer na mama.

A Vídeo Histeroscopia é outro procedimento importante oferecido às mulheres no Hospital e consiste em um exame minimamente invasivo e uma ótima ferramenta de diagnóstico para mulheres que apresentam problemas relacionados à infertilidade, aborto, sangramentos uterino, pólipos, miomas, suspeita de câncer e outra patologias do útero. O exame já beneficiou 15 pacientes do HNSP este ano e a médica responsável é a Ginecologista, Dra. Elizangela Ponte.

Para oferecer mais segurança no diagnóstico de doenças e tratamento dos pacientes, os exames de raio-x realizados no Hospital agora são analisados pelo médico Radiologista, Dr. Hélio Bilheri. Mensalmente são feitos em média 800 laudos de exames de imagem no Hospital.

Todos estes novos procedimentos realizados no Hospital Nossa Senhora da Piedade têm como objetivo qualificar cada vez mais o serviço de saúde oferecido à população, ampliando o atendimento médico e facilitando o acesso de todos os sul-paraibanos à saúde.