Notícias

Grupo de Controle ao Tabagismo é iniciado na UBS Bela Vista/ Amapá

Começou na última quarta-feira, dia 11 de abril um grupo de Controle ao Tabagismo na Unidade Básica de Saúde do bairro Bela Vista/ Amapá. Para participar, os interessados devem dar o nome na recepção da UBS ou para o agente comunitário do bairro. A previsão do próximo grupo é dia 09 de maio às 13h.

Segundo uma das enfermeiras da UBS, Virgínia Ribeiro, o grupo de Controle ao Tabagismo surgiu com base na necessidade da comunidade. “Nós temos muitos usuários que fazem o uso do tabaco e isso traz muitas comorbidades para eles. Nós damos o apoio para auxiliar aqueles que já estão motivados a parar de fumar e também ensinamos algumas estratégias para eles estarem reduzindo o uso”.

O grupo é realizado por 4 sessões, cerca de meia hora cada sessão, uma vez por semana. Cada sessão tem um profissional do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) que dá um apoio e a partir da individualização de cada caso a equipe vê se o paciente tem necessidade de uso de medicação ou de uso de adesivo de nicotina. “Estou aqui para tentar parar de fumar de novo porque muitos anos que eu fumo então é difícil, mas vou conseguir”, relatou a Senhora Ana Iuza Nascimento.

“A nossa intenção é fazer com que as pessoas que não conseguirem parar, reduzem a quantidade de cigarros. Queremos expandir o grupo para a população que queira parar de fumar, é só vir até a Unidade”, afirmou a enfermeira Naymara Lessa.