Exames laboratoriais beneficiam pacientes da Rede Municipal de Saúde em Paraíba do Sul

O serviço de laboratório que presta serviço à Rede Municipal de Saúde de Paraíba do Sul e ao Hospital Nossa Senhora da Piedade (HNSP) vem proporcionando agilidade e segurança no diagnóstico de exames para os pacientes. As análises clínicas vêm sendo realizadas desde março deste ano, quando o serviço foi novamente contratado a partir dos investimentos feitos pela Prefeitura na saúde do município.

O serviço de laboratório atende ao Hospital, às Unidades Básicas de Saúde e à Policlínica, realizando até o mês de outubro deste ano mais de 23 mil exames, beneficiando 2587 pacientes. Somente para o HNSP, neste mesmo período de março a outubro, foram feito 7931 análises.

Com o objetivo qualificar ainda mais o serviço de laboratório no Hospital, durante o mês de setembro o Laboratório passou a ocupar uma área específica dentro das dependências da maior unidade de saúde do município, o que representou um significativo aumento no volume de exames solicitados pelos médicos e a maior rapidez no diagnóstico dos pacientes.

O fato de realizar os exames no HNSP também evita que o material coletado tenha que ser transportado para outro local, reduzindo o risco de contaminação da amostra, tornando os resultados mais exatos e seguros.

De acordo com a proprietária do Laboratório contratado, Nina Novelino, a parceria com a Prefeitura tem sido positiva para a população e os equipamentos de alta tecnologia utilizados têm garantido a qualidade do serviço de exames.

“Aqui no laboratório fazemos o exame de microbiologia que identifica possíveis bactérias no paciente e ajuda os médicos na rápida prescrição do antibiótico correto, conseguimos realizar com agilidade uma analise de enzima em pacientes com quadro de infarto, ajudando a salvar a vida destas pessoas, utilizamos um sistema de interface interno e externo que reduz o risco de erro em até 90%, trabalhamos os exames com código de barra, facilitando e dando segurança na identificação das amostras de cada paciente, e implantamos este mês a rotina inteligente que analisa todo o histórico de exames realizados pelos pacientes, identificando se houve piora ou melhora no seu quadro clínico. Estes procedimentos e metodologias são utilizados por laboratórios de ponta e são avaliados e certificados por órgãos reguladores do serviço.” – disse Nina.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Fabiano Ribeiro, a população de Paraíba do Sul ganhou muito com a contratação de um serviço exclusivo de laboratório capaz de atender as solicitações de exames do Hospital, das Unidades Básicas de Saúde e da Policlínica.

“O serviço prestado pelo laboratório é disponibilizado a todos os sul-paraibanos que utilizam a Rede Municipal de Saúde. Não há diferenciação nos pedidos de exames que são feitos para os pacientes do SUS e pacientes particulares. Também criamos parcerias inéditas com o Laboratório para qualificar a equipe de profissionais das UBS na coleta de sangue e outras amostras, diminuindo o número de recoletas e, consequentemente, reduzindo o tempo de espera e desgaste físico dos pacientes” – destacou Fabiano.