Estagiários que fizeram o mapeamento do programa “Internet Para Todos” falam sobre os benefícios para a zona rural da cidade.

Na última segunda-feira, dia 12, o prefeito Doutor Alessandro anunciou diretamente de Brasília a adesão por parte do município ao programa “Internet Para Todos” que até o meio do ano deverá estar em pleno funcionamento e beneficiando a população da zona rural do município.

Paraíba do Sul foi uma das 13 cidades do Estado do Rio de Janeiro a sair na frente e solicitar a participação nesta primeira etapa do programa, e muito se deve ao esforço e trabalho da equipe da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fazem parte desta equipe os estagiários Matheus Rivello e Diogo Padilha, que observaram a importância do programa e a excelente oportunidade para que a população da zona rural pudesse ter acesso à internet. Os dois estagiários criaram o mapeamento das áreas prioritárias e elaboraram o projeto para que a programa “Internet Para Todos” chegasse para a população rural.

Através do mapeamento, Matheus e Diogo apontaram 13 localidades na zona rural que não dispões do serviço de internet para que o Governo Federal faça as instalações das antenas nesta primeira etapa do programa.

Até o momento o Governo Federal autorizou a colocação das antenas de internet para cinco bairros de Paraíba do Sul e as outras oito áreas indicadas ainda estão sob análise. Caso os 13 bairros indicados sejam contemplados com o programa, o acesso a internet chegará para 28% do território de Paraíba do Sul.

“Fizemos diversos contatos com Brasília até conseguirmos as informações necessárias e concretizamos o nosso trabalho de mapeamento para que a cidade não perdesse o prazo de adesão. Ficamos felizes que tudo deu certo.” – afirmou Diogo.

Além dos 13 bairros da zona rural indicados nesta primeira etapa do programa, a Prefeitura de Paraíba do Sul já iniciou a avaliação para a instalação das antenas em outras localidades do município que também possuem dificuldade de acesso à internet.

As antenas de internet que chegarão para os bairros da zona rural serão instaladas prioritariamente nas Escolas Municipais destas áreas, uma ideia proposta também pelos estagiários como forma de priorizar o acesso a internet na educação dos bairros.

“Achamos que seriam os melhores pontos, porque são áreas que precisam muito do acesso a internet e esta proposta foi imediatamente aceita pelo Secretário Ricardo Ganen e pelo Prefeito Doutor Alessandro que sempre nos deram carta branca e autonomia para desenvolver este trabalho.” – disse Matheus.

O trabalho de mapeamento realizado pelos estagiários também demonstrou que o sinal de internet fornecido por cada antena instalada é suficiente para que os moradores destas localidades possam ter acesso à internet, já que o sinal possui um alcance de até dois quilômetros de distância.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Ganem, destacou a importância do acesso a internet para a população e o trabalho para que mais ações como estas possam ser desenvolvidas na cidade.

“Nosso objetivo é garantir a inclusão digital de toda a população sul-paraibana, e para isso buscamos constantemente junto ao Governo Federal programas que possam democratizar o acesso a internet na cidade Esta é uma diretriz determinada pelo Prefeito Doutor Alessandro e a adesão a projetos como este visam fomentar o acesso a informação e ampliar a comunicação dos moradores da zona rural que antes eram desassistidos” – afirmou Ganem.

O programa “Internet para Todos” pertence ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e tem por objetivo garantir a disponibilidade do serviço de acesso à internet para populações que vivem em localidades de municípios brasileiros onde não existe a oferta do serviço de banda larga ou onde a prestação é inadequada.