Escolas e Creches da Rede Municipal realizam eleições para os Conselhos Escolares

Na última terça-feira (26) foram realizadas as eleições para os membros dos Conselhos Escolares em todas as escolas e creches da Rede Municipal de Ensino de Paraíba do Sul. Os nomes dos conselheiros vencedores foram divulgados na quarta-feira (27) e cada unidade contará com oito representantes dos segmentos de pais, funcionários, alunos e comunidade, com um mandato de dois anos.

De acordo com a professora da rede municipal e coordenadora do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE), que acompanhou o processo eleitoral em diversas escolas, as eleições transcorreram de forma tranquila, com grande adesão de toda a comunidade escolar.

Para Sabrina, o maior envolvimento no processo das eleições dos Conselhos em 2019 é resultado do trabalho efetivo desenvolvido pelo GAFCE e do apoio da Secretaria de Educação, que buscaram reforçar e estreitar as relações da comunidade com a escola.

O papel do Conselho Escolar

O Conselho Escolar foi estabelecido por lei na Meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE) que entrou em vigor em 2014.

Em linhas gerais, o Conselho Escolar representa a gestão democrática da Escola, compartilhada entre a comunidade, funcionários, professores, alunos e direção. Atua na construção do planejamento e estratégias em parceria com a escola, e seus membros tem direito a participar das decisões no âmbito escolar, em busca da qualificação da educação em cada unidade.

Para a secretária municipal de educação, Neila Bouzada, o Conselho Escolar possibilita que a comunidade tenha um envolvimento efetivo com a realidade do dia a dia da escola.

“A gestão democrática nas escolas e creches colabora para fortalecer o sentimento de pertencimento de toda a comunidade, possibilitando que a Escola seja pensada de forma conjunta, com diversidade de ideias e culturas, o que permite que o ambiente escolar seja diverso e agregador” – disse Neila.