Escolas de Paraíba do Sul estão entre as 20 melhores notas do Estado do Rio

A qualidade do ensino das escolas municipais de Paraíba do Sul ganhou ainda mais destaque no final do mês de setembro. É que as Escolas Municipais Prof.ª Sarah Faria Braz e o CIEP Municipalizado Haroldo Machado de Barros estão entre as 20  melhores notas do Estado do Rio de Janeiro na pontuação da prova do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) realizada pelo Ministério da Educação em 2017. Com os bons resultados, a Escola Sarah Faria Braz já ultrapassou a meta do IDEB para o ano de 2021 e o CIEP atingiu a meta para 2019.

O IDEB é medido através de uma prova de português e matemática, aplicada aos alunos do último ano de cada período escolar em todos os municípios a cada dois anos, com o objetivo de avaliar a qualidade da educação municipal e das unidades escolares.

A Escola Sarah Faria Braz, localizada no bairro Barão de Angra, teve a melhor nota de Paraíba do Sul na avaliação do ensino fundamental I (1º ao 5º ano), ficando com a 11ª melhor nota do Estado do Rio. A escola conta hoje com 160 alunos, sendo 70 do ensino fundamental I.

O CIEP foi a melhor nota do município na avaliação do ensino fundamental II (6º ao 9º ano), com a 14ª melhor nota do Estado. A unidade escolar é a maior do município e possui atualmente 940 alunos da creche ao ensino fundamental II.

De acordo com as diretoras Jane Neiva, da E.M. Sarah Faria Braz, e Eunice da Conceição, do CIEP, a boa avaliação no IDEB é resultado de diversos fatores e todos são essenciais para a qualidade do ensino destas escolas.

Um destes fatores é a constante capacitação dos professores, principalmente através dos programas de formação continuada desenvolvidos pela Secretaria de Educação e implementados pelo Ministério da Educação como PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) e o Mais Alfabetização.

Outro diferencial apontado é o acompanhamento integral das diretoras nas atividades pedagógicas. Este simples fato, segundo Jane e Eunice, permite ao gestor apoiar todo o trabalho realizado pelos professores, o que é muito importante para o desenvolvimento dos alunos.

Para a diretora Jane, que há 17 anos está à frente da Escola Sarah Faria Braz, a relação de confiança e diálogo com os pais também é fundamental para que os alunos se desenvolvam, e os problemas de aprendizagem possam ser corrigidos adequadamente.

“Pelo tempo que estou aqui nessa escola, conheço a história de cada familiar dos meus alunos e sei as necessidades e deficiências que possuem. Portanto, quando converso com um pai ou uma mãe, eles confiam em mim e no trabalho da escola, e isto é muito importante para o aprendizado. O nosso maior objetivo é o jovem e a criança. Nunca trabalhamos pensando no IDEB, sempre pensamos na qualidade da educação” – afirmou Jane.

Segundo Eunice da Conceição, diretora do CIEP há mais de 18 anos, a unidade desenvolve o projeto “Leitura e Escrita”, que incentiva e dá liberdade aos professores de todos os anos escolares para realizar projetos e trabalhos de sala de aula que busquem desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e a capacidade de escrever melhor. Para Eunice, projetos como este são fundamentais para a qualidade do ensino e devem ser incentivados em outras escolas.

Outras escolas do ensino fundamental da rede municipal também tiveram boas notas e atingiram ou ultrapassaram a meta do IDEB. A Escola Municipal Albino Antônio de Barros ultrapassou a meta para o ano de 2021, e atingiram a meta de 2017 as Escolas Municipais Irmã Montedônio, Jornalista Sérgio Cabral, Vereador Ademir José da Silva e Melchor Del Blanco Miguel.