Escola Municipal Melchor Del Blanco Miguel promove dia de degustação para alunos e comunidade no Eldorado

No último sábado, dia 05 de maio, foi dia letivo em toda rede municipal de ensino de Paraíba do Sul, e as escolas e creches aproveitaram para realizar projetos diferenciados da grade curricular.

Na Escola Melchor Del Blanco Miguel, no bairro Eldorado, os alunos participaram de um projeto especial: a degustação de alimentos, atividade que foi aberta à comunidade e familiares dos alunos. Com a ajuda das merendeiras da escola, as turmas participaram de todas as etapas de elaboração das receitas e expuseram os pratos que servem para incrementação da nossa merenda escolar.

O projeto de degustação começou em sala de aula, onde os professores trabalharam o gênero textual, através da elaboração da receita e os benefícios da alimentação saudável. Todas as receitas possuem informações nutricionais sobre os ingredientes utilizados e sua importância na vida da criança.

Um dos objetivos da degustação é demonstrar que é possível ter uma alimentação gostosa e mais saudável. Um exemplo é o brigadeiro que utiliza casca de banana como ingrediente principal, sem que o gosto se altere. Desta forma, é possível aproveitar o que a escola dispõe para fazer algo diferente e nutritivo.

A ideia é que os alunos aprendam mais sobre alimentação saudável e compartilhem o que aprenderam com os pais em casa. O conceito de alimentação saudável é aplicado em toda a rede municipal de ensino, oferecendo para os alunos uma maior variação do cardápio e colaborando para que eles tenham sempre prazer em se alimentar na escola.

De acordo com a diretora da escola, Marilena Rivello, o projeto também é importante para auto-estima dos alunos. “Neste trabalho incentivamos a participação de todos, e as turmas percebem que podem fazer parte de algo que é criado por elas mesmas. Este trabalho de socialização é um dos principais papéis da escola”.

A partir de todos os alimentos produzidos será criado por cada aluno um livro de receitas em sala de aula que será oferecido como presente para as famílias no dia das mães.