Entrega da Medalha Lucília Guimarães Villa-Lobos homenageia mulheres importantes para Paraíba do Sul

A Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores realizaram em parceria um evento inédito em Paraíba do Sul: a entrega da Medalha Lucília Guimarães Villa-Lobos em homenagem às mulheres que de alguma forma são expoentes e exemplos de vida para nossa cidade. A solenidade aconteceu no saguão do Palácio Tiradentes, na Câmara de Vereadores, na última segunda-feira, dia 30 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional da Mulher.

A medalha foi oferecida a 14 mulheres e entregue pelas mãos do prefeito Doutor Alessandro, pela vice-prefeita, Mariangela Brick Santos, e pelos 11 vereadores municipais. A cerimônia contou com apresentações dos alunos das oficinas de coral, teatro e dança da Fundação Cultural e a presença de grande público entre população, familiares e amigos das homenageadas.

No seu discurso durante a cerimônia, o prefeito, Doutor Alessandro, lembrou a importância da criação desta medalha como um marco na valorização do trabalho das mulheres em Paraíba do Sul.

“Este dia 30 de abril, Dia Nacional da Mulher, a partir de hoje está marcado em como uma data que representa a luta pela defesa dos direitos e da integridade da mulher em Paraíba do Sul. Esta é uma responsabilidade não só dos Poderes Executivo e Legislativo, mas de toda a nossa comunidade. Parabéns a todas as homenageadas que são muito merecedoras desta comenda” – disse Doutor Alessandro.

Conheça as homenageadas da Medalha Lucília Guimarães Villa-Lobos:

• Irmã Dinorá: homenageada do prefeito, Doutor Alessandro.
  • Mariangela Brick Santos: homenageada especial do prefeito, Doutor Alessandro.
  • Minervina Costa dos Santos: homenageada da vice-prefeita, Mariangela Brick Santos.
  • Gissele Gonçalves da Silva Santos (Tia Gigi): homenageada do vereador, Diogo Jacaré.
  • D. Beatriz da Silva de Oliveira: homenageada do vereador, Edilson Gomide.
  • D. Tereza Maria da Costa: homenageada do vereador, Francisco da Saúde.
  • Irmã Maria Lucila Monteiro: homenageada do vereador, Marquinho Carismático.
  • Irmã Maria Pia das Graças: homenageada do vereador, Dedé
  • Maria Aparecida Motta Castilho: homenageada do vereador, Maninho Magdalena
  • Prof. Niza Maria Medeiros da Rocha: homenageada do vereador; Mário Sérgio
  • Isabel de Fátima Costa: homenageada do vereador, Claudão do Povo.
  • Maria do Nascimento Bernardes: homenageada pelo vereador, Sissi.
  • Isaura Rodrigues Carvalho Augusto: homenageada do vereador, Jarbas Soares.
  • Eunice Maria da Conceição – homenageada do vereador, Tiago Martins

Exposição Biográfica “Elas Fazem História”

A solenidade na Câmara Municipal também marcou a abertura da exposição biográfica “Elas Fazem História”, que resgata a história de mulheres com legado histórico na cidade.  A exposição segue aberta para visitação ao público na Câmara Municipal até sexta-feira, dia 04 de maio, das 8h às 17h.

A exposição apresenta um pouco da história e objetos pertencentes a oito mulheres: Lucília Guimarães Villa-Lobos, Condessa do Rio Novo, Consuelo Castilho de Souza, Deolinda Pantolla de Carvalho, Irmã Montedônio, Marly Madeira Soares, Maria de Lourdes Tavares Soares e Professora Elmacyra Di Jorge Fiuza.

A exposição é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Comunicação em parceria com a Fundação Cultural e Câmara Municipal.