Dia Mundial da Saúde é comemorado com doação de sangue em Paraíba do Sul

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital Nossa Senhora da Piedade estão promovendo uma campanha de doação de sangue para o Hemorio em comemoração ao mês Mundial da Saúde. Uma van será disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde para levar as pessoas ao Rio de Janeiro a uma data a ser agendada para fazer a doação.

Os interessados devem comparecer ao evento do Hospital Nossa Senhora da Piedade em Paraíba do Sul para preencher as fichas para cadastro dos interessados a doar sangue.

O Hemorio, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES), alerta para os baixos estoques de sangue após o feriado de Páscoa. Para manter as reservas dentro da média, são necessárias 250 bolsas por dia, de todos os tipos sanguíneos.

Hemocentro coordenador do estado do Rio de Janeiro, o Hemorio abastece as principais emergências, maternidades e unidades de saúde da capital, além de enviar sangue, quando necessário, para hospitais em todo o estado.

Quem pode doar?

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.  A autorização pode ser obtida no site do Hemorio. (http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/menor_idade.pdf)