Consulta Pública de adequação à BNCC reúne professores municipais

Na última sexta-feira, dia 30 de agosto, a Secretaria de Educação reuniu todos os professores da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino para a Consulta Pública de adequação do currículo escolar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que será implementada nas escolas e creches de Paraíba do Sul no ano letivo de 2020.

A Consulta Pública ocorreu no CIEP Municipalizado Haroldo Machado de Barros, e os professores foram divididos em grupos de acordo com as disciplinas que lecionam. Durante a Consulta os professores analisaram e fizeram considerações no documento preliminar de adequação curricular elaborado em conjunto por professores, pedagogos e equipe da Secretaria de Educação.

A BNCC é um documento normativo instituído pelo Ministério da Educação (MEC) que define as aprendizagens que devem ser desenvolvidas ao longo da Educação Básica e indica os conhecimentos e competências que se espera que um estudante desenvolva durante a escolaridade. A partir de 2020 a BNCC será referência para a formação de currículos dos sistemas e das redes escolares brasileiras.

A secretária de educação, Neila Bouzada, destacou o trabalho conjunto realizado pela Secretaria de Educação com os profissionais da Educação Municipal.

“A adequação à BNCC foi um processo democrático, que contou com a participação dos professores e pedagogos, além dos técnicos da Secretaria, em todas as etapas de formulação do currículo escolar. Todo este trabalho visa oferecer uma educação cada vez mais qualificada para os nossos alunos” – afirmou Neila.