Conselho Comunitário realiza 1º Fórum de Segurança Pública de Paraíba do Sul

Com o apoio da Prefeitura Municipal, o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) realizou na manhã da última terça-feira, dia 31 de julho, o 1º Fórum de Segurança de Paraíba do Sul. O evento aconteceu no Theatro Mariano Aranha e foi aberto à população, com o objetivo de incentivar o debate público a respeito das questões de segurança, oferecendo um espaço democrático de troca de conhecimento e diálogo.

O Fórum contou com a presença de autoridades do município, membros das forças de segurança da cidade e região, representantes da sociedade civil, além de palestras relacionadas ao tema.

A cerimônia teve início com a formação e discursos dos membros da mesa de autoridade e representantes das forças de segurança da cidade, região e Estado. Em seguida, os integrantes do Conselho Comunitário de Segurança subiram ao palco para serem apresentados ao público presente.

A primeira palestra do dia foi realizada pela major da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, Orlinda Cláudia de Moraes, que abordou os temas “Importância do Conselho Comunitário de Segurança”, “Violência Contra a Mulher” e “Instituto de Segurança Pública (ISP)”.

Em seguida o Instrutor da Academia da Guarda Civil Municipal do Rio de Janeiro, Fábio do Nascimento, falou sobre “Gerenciamento de Crise”, “Inteligência Estratégica” e “Riscos Laborais” voltados ao trabalho da Guarda Municipal.

CONSEG realiza reuniões mensais com a participação da população

Em setembro de 2017 o Conselho Comunitário de Segurança Pública foi reativado e voltou a funcionar como um órgão deliberativo de suma importância para o planejamento de políticas públicas que assegurem o bem-estar e a segurança da nossa população.

O Conselho ficou por aproximadamente oito anos paralisado e foi reativado com o apoio do prefeito Doutor Alessandro. Hoje o CONSEG contribui com todos os órgãos de segurança da cidade.

Desde a sua reativação, o CONSEG realiza reuniões mensais abertas à população. A participação da sociedade civil é fundamental para construção de políticas de prevenção à violência em Paraíba do Sul.