Centro de Reabilitação Física de Paraíba do Sul intensifica atendimentos

O Centro de Reabilitação Física Emídio Xavier, que recebe os pacientes do município que necessitam de tratamento de fisioterapia apresentava no início de 2017 uma fila de 400 pessoas na espera por um atendimento, sendo que alguns destes pacientes aguardavam há vários anos. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou um trabalho de intensificação do atendimento, reduzindo a espera para 100 pacientes. A previsão é de que a fila possa ser zerada ainda este ano.

A aposentada, Rosa da Silva, 70 anos permaneceu cerca de três anos aguardando pelo atendimento no Centro de Habilitação e somente no início de 2017 conseguiu ser atendida. “Tive diversos problemas de saúde a acabei ficando coma imunidade baixa e problemas nos ossos. Engordei muito neste período, porque estava inchada. Depois que consegui ser atendida aqui e inicie meu tratamento, a minha vida mudou. Só posso agradecer a toda a equipe.”

O trabalho que vem sendo realizado no Centro de Reabilitação já conseguiu zerar a espera de alguns grupos de pacientes, como os pacientes neurológicos adultos e infantis. Atualmente são atendidos cerca de 80 pacientes adultos e 60 infantis que necessitam de algum tipo de cuidado especial.

O encaminhamento de alguns pacientes do Centro de Reabilitação para o tratamento envolvendo atividades físicas acabou dando origem ao Projeto Movimento é Saúde que realiza exercícios de alongamentos e fortalecimento muscular em grupo como forma de recuperar fisicamente os pacientes, além de gerar qualidade de vida, mais vínculos de amizade e alto estima.

Na última quarta-feira, dia 25 de outubro, com o apoio do Prefeito Doutor Alessandro, da Secretaria Municipal de Saúde e da Câmara de Vereadores,foi assina uma parceria com o Clube Social para que as atividades do Projeto Movimento é Saúde aconteçam nas dependências do clube, um dos mais tradicionais do município. A coordenadora do Centro de Reabilitação, Jeisan Bernardes é a responsável.

Para o Prefeito Alessandro Bouzada, este projeto mostra que a atual gestão trabalha de forma conjunta com diversos setores do município e que a prioridade é oferecer um serviço de saúde de qualidade beneficiando a população.

Para fazer parte do Projeto Movimento é Saúde é preciso que o paciente tenha o encaminhamento médico ou do fisioterapeuta e compareça ao Clube Social na segunda e quarta-feira às 13h e sexta-feira às 8h. Podem participar todas as pessoas maiores de 12 anos.