Saúde 10/10/2019

Campanha do Outubro Rosa movimenta as UBSs de Paraíba do Sul

Exames de preventivo tiveram um aumento de 67% de maio a agosto e cerca de 1300 mamografias foram realizadas de maio até outubro.

Durante todo o mês de outubro, são trabalhadas as conscientizações sobre a Prevenção ao Câncer de Mama. A campanha visa alertar as mulheres sobre quais exames realizar e também como é importante o autoconhecimento, para que este também possa servir como meio de identificação precoce dessa e outras doenças.

Tópicos como estes têm sido abordados por todas as Unidades Básicas de Saúde do município de Paraíba do Sul. As equipes tem se organizado e proporcionado além das orientações, momentos de alongamento, café da manhã, testes rápidos, e muito mais.

No segundo quadrimestre de 2019, a coleta de exames de preventivo teve um aumento significativo em 67%, em razão das metas serem estendidas a médicos e enfermeiros, e estima-se que com a campanha atual, este número aumente ainda mais, já que a procura já tem sido maior.

Atualmente o município conta exames de mamografia através do Hospital Nossa Senhora da Piedade; no município de Três Rios, através do cofinanciamento estadual, e mensalmente nos bairros com o Programa Municipal de Unidade Móvel, a Carreta da Saúde Mais Exames.

“Quando iniciamos a primeira Carreta da Saúde Mais Exames, em maio, a fila de mamografias a serem realizadas era de uma média de 2.000. Hoje, 70% dessa fila já foi atendida e até dezembro estaremos zerando-a” enfatiza a secretária de saúde, Izabel Mendonça.

Os cronogramas com relação às atividades distribuídas pelas Unidades podem ser conferidos através das redes sociais da Secretaria de Saúde de Paraíba do Sul no Facebook e no Instagram, além de também estarem disponiveis na própria UBS do bairro.