Educação 06/02/2020

Alunos da Rede Municipal voltam às aulas em Paraíba do Sul

Os mais de 6 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Paraíba do Sul voltaram às aulas na última quarta-feira, dia 5 de fevereiro, e foram recepcionados com muita alegria por professores, diretores e todos os profissionais das unidades.

Em cada escola e creche, algo especial foi preparado com muito carinho pelas equipes: decorações e cartazes de boas-vindas, placas para fotos com os alunos, uma merenda gostosa, dinâmicas de sala de aula e a presença dos pais foram algumas das surpresas para o 1º dia de aula.

A aluna Júlia Lynch tem 9 anos e estuda no 4º ano da Escola Municipal Profº Manuel Gonçalves da Ascensão, e para ela a volta às aulas foi excelente.

“A maioria dos meus amigos do ano passado estão na minha sala este ano, e eu estava com saudade de todos. O primeiro dia foi legal, tirei fotos, teve brincadeiras e gostei muito da minha nova professora.” – disse Júlia.

Os pais também vivem a expectativa do início do ano letivo. “Temos que ajustar a nossa rotina de trabalho para os horários da escola, mas é muito bom ver o meu filho feliz retornando às aulas. Ele estava ansioso para encontrar os amigos e vejo que ele gosta muito de estudar aqui” – afirmou Saulo de Aquino, pai do aluno Rafael do 5º ano da Escola Manuel Gonçalves.

E o ano letivo de 2020 começou com uma excelente notícia para alunos e pais. A Secretaria de Educação informou que fará, pelo terceiro ano consecutivo, a distribuição gratuita do Kit de Material Escolar para todos os alunos da Rede Municipal, uma economia importante para as famílias e a garantia de material de qualidade para os alunos. Os Kits serão entregues após o período de adaptação dos alunos, nas primeiras semanas de aula.

Para os professores e diretores da Rede Municipal, a preparação para o início do ano letivo este ano foi mais interativa e incentivadora, com as Oficinas Pedagógicas oferecidas pela Secretaria de Educação. Foram 13 Oficinas com temas diferentes realizadas na terça-feira, dia 4, véspera da volta às aulas, e que possibilitaram a construção de conhecimentos, inovação e troca de experiências.

Os demais profissionais da Rede Municipal também seguem realizando capacitações oferecidas pela Secretaria de Educação. Monitores, motoristas, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e estagiários participam do trabalho de formação continuada desenvolvido durante todo o ano.

A secretária de educação, Neila Bouzada, parabenizou os profissionais da Rede Municipal pela receptividade com os alunos, e destacou que a Secretaria e o governo municipal estão empenhados em fazer de 2020 um ano de muitas conquistas para a Educação.