Alunos da Escola Municipal Tim Lopes visitam o INPE

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, os alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Arcanjo Antonino Lopes (Tim Lopes) participaram no dia 01 de novembro de uma expedição científica ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), localizado na cidade de São José dos Campos-SP. O INPE é uma das instituições brasileiras mais respeitadas no mundo e o principal instituto de desenvolvimento de tecnologias de ponta na América Latina.

A viagem representou um marco para os alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer as principais instalações do INPE, através de uma visita guiada por cientistas. Foram apresentados aos alunos os projetos e diversas tecnologias desenvolvidas pelo instituto, como diferentes sistemas de monitoramento via satélites geoestacionados e aeroespaciais, como o de queimadas, meteorológicos e desmatamentos. Também foi realizada uma visitação à área fechada de testes de satélites e produtos tecnológicos do INPE.

Além da visitação, será realizada no mês de novembro uma exposição de fotos e trabalhos de sala de aula sobre a expedição científica.

Para Aristides Neto, professor de matemática da Escola Tim Lopes e idealizador do projeto, a visitação cumpriu com êxito o objetivo de apresentar aos alunos todo o universo de possibilidades e descobertas científicas, abrindo as portas de uma nova realidade de vida para cada um destes jovens. Os alunos também formularam perguntas que foram respondidas pelos cientistas do instituto e pelo professores.

Também fizeram parte da equipe que acompanhou os alunos da Escola Tim Lopes na visitação a orientadora pedagógica, Diovana Borges, a professora de geografia, Luciane Almeida, o professor de matemática, Agnaldo Mazza, e os estagiários, Caio Jackson e Gabriel Lisboa.