Educação 12/12/2019

3ª edição do Prêmio Literário Estudantil marca o lançamento de mais um livro de autoria dos alunos da Rede Municipal

O Theatro Municipal Mariano Aranha mais uma vez ficou lotado para homenagear os 100 alunos da Rede Municipal de Ensino autores dos textos e ilustrações selecionados para o livro “Meu Lar, Meu Lugar”, obra da 3ª edição do Prêmio Literário Estudantil de Paraíba do Sul. O tema deste ano buscou incentivar que cada aluno vivenciasse um resgate afetivo dentro das memórias ou experiências promovidas pelo lar, e que fazem deste o principal lugar no mundo.

Durante a cerimônia, os alunos receberam os certificados de vencedores do Prêmio deste ano, e em seguida realizaram uma manhã de autógrafos para familiares, professores diretores e autoridades que foram prestigiar esta grande festa da educação municipal.

Em 2019, foi produzida novamente uma edição inteiramente em braile do livro, uma forma respeitosa de homenagear o jovem escritor Wendel Manoel, que é deficiente visual, aluno do 4º ano do ensino fundamental I da Escola Municipal Prof. Melchor Del Blanco Miguel, e que foi premiado nesta edição, assim como em 2018. Através da obra completa em braile, Wendel pode desfrutar dos versos dos amigos, mais uma forma de inclusão importante promovida pela Educação de Paraíba do Sul.

O aluno João Vitor Queiroz, da Escola Municipal Manuel Gonçalves D’Ascensão, teve seu poema selecionado para o livro e falou da alegria de viver este momento especial. “Eu nunca ganhei um prêmio, então ganhar um prêmio deste tamanho é algo que eu jamais pensei que fosse acontecer. É muito emocionante.”

A aluna Karollyne Rodrigues, estudante da Escola Municipal Paulo Lacerda fez questão de agradecer àqueles que sempre a incentivaram. “Esta é a primeira vez que ganho um prêmio e estou muito feliz. Queria agradecer aos meus professores que sempre me incentivaram à leitura”.

A secretária de educação, Neila Bouzada, parabenizou os alunos e toda a equipe da educação envolvida, e destacou o tema do Prêmio Literário 2019.

“Já abordamos a cidade e a escola como temas do Prêmio, e este ano, com o tema “Meu Lar, Meu Lugar”, buscamos aprofundar um pouco mais a história pessoal de cada aluno, e nos surpreendemos de maneira positiva com os textos e ilustrações que foram produzidos. O prêmio Literário é uma conquista desta gestão, que valoriza os alunos, a leitura e a escrita. Estamos muito orgulhosos dos nossos jovens e crianças que produziram mais uma linda obra literária” – disse Neila.

O prefeito Doutor Alessandro destacou a importância da publicação de uma obra literária tendo os próprios alunos como autores.

“Esta obra do Prêmio Literário Estudantil imortaliza nossos alunos, afinal eles escreveram um livro e isto demonstra que eles são capazes, que eles podem conquistar seus sonhos, qualquer que seja este sonho. O livro valoriza a casa, mas também a família, a cidade e o aluno. Estamos muito felizes por termos iniciado este projeto e ele ter chegado a sua terceira edição. Parabéns a todos os profissionais da educação que estiveram envolvidos para que o prêmio mais uma vez fosse realizado.” – afirmou o prefeito.

O Prêmio Literário Estudantil é uma iniciativa da Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação.